A restrição calórica é uma intervenção dietética que é considerada uma redução na ingestão total de energia com a manutenção de uma nutrição adequada.
Está associado a vários efeitos positivos para a saúde. Os aspectos positivos da restrição calórica incluem a diminuição da taxa biológica de envelhecimento, juntamente com os efeitos na redução do risco de várias doenças, como as dos sistemas cardiovascular e imunológico.
Para detalhar esses benefícios da restrição calórica, baseados em evidências científicas, confira o artigo que compartilho abaixo!
O que dizem os estudos?
Décadas de pesquisa mostraram que os limites na ingestão de calorias por moscas e camundongos podem aumentar a expectativa de vida em condições de laboratório.
Agora, um novo estudo liderado por pesquisadores de Yale confirma os benefícios para a saúde de restrições calóricas moderadas em humanos – e identifica uma proteína chave que pode ser aproveitada para melhorar a saúde humana.
A pesquisa foi baseada nos resultados do ensaio clínico de Avaliação Abrangente dos Efeitos a Longo Prazo da Redução da Ingestão de Energia (CALERIE). Este foi o primeiro estudo controlado de restrição calórica em humanos saudáveis.
Para o teste, os pesquisadores primeiro estabeleceram a ingestão calórica basal entre mais de 200 participantes do estudo. Os pesquisadores então pediram a uma parte desses participantes para reduzir sua ingestão de calorias em 14%.
Por sua vez, o restante continuou a comer como de costume, e analisaram os efeitos da restrição calórica a longo prazo na saúde nos próximos dois anos.
O objetivo geral do ensaio clínico foi verificar se a restrição calórica é tão benéfica para os humanos quanto para os animais de laboratório. E também entender melhor o que a restrição calórica faz ao corpo especificamente para melhorar a saúde.
Os benefícios da restrição calórica
Os pesquisadores começaram analisando o timo, uma glândula que fica acima do coração e produz células T, um tipo de glóbulo branco e uma parte essencial do sistema imunológico.
O timo envelhece em um ritmo mais rápido do que outros órgãos. Quando os adultos saudáveis atingem a idade de 40 anos, 70% do timo já é gorduroso e não funcional.
E à medida que envelhece, o timo produz menos células T. Essa é uma das razões pelas quais os idosos correm maior risco de contrair doenças.
Para o estudo, a equipe de pesquisa usou ressonância magnética (MRI) para determinar se havia diferenças funcionais entre as glândulas timo daqueles que estavam restringindo calorias e aqueles que não estavam.
Eles descobriram que as glândulas timo em participantes com ingestão limitada de calorias tinham menos gordura e maior volume funcional após dois anos de restrição calórica. Ou seja, isso significa que estavam produzindo mais células T do que no início do estudo.
Mas os participantes que não estavam restringindo suas calorias não tiveram alteração no volume funcional.
Tenha acompanhamento profissional
Cortar calorias significativamente pode não ser uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, mas está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Eles vão desde uma expectativa de vida mais longa até uma chance muito menor de desenvolver câncer, doenças cardíacas, diabetes e doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.
Mas importante deixar claro que a restrição calórica precisa de um acompanhamento profissional, para que não exista também deficiência nutricional. Um trabalho multidisciplinar pode garantir que você possa colher os benefícios da restrição calórica com total segurança.
Por fim, espero que tenha compreendido os benefícios da restrição calórica e como ela age no organismo. E, para mais informações como esta, se inscreva no meu canal do YouTube!